Um pouco de história sobre a Cadeia Pública de Araras

Primeiramente, muitas pessoas não vão ler esse post, afinal não é nada relacionado a moda, beleza, saúde ou looks. Na verdade vou contar um pouco da história da Cadeia Pública de Araras. Sou fascinada por lugares cheios de lembranças, prédios antigos, casas consideradas mal- assombradas, hospitais abandonados, etc. Não sou louca, apenas me interesso pela história dos lugares. Tive o "prazer" de conhecer a Cadeia Pública de Araras semana passada e confesso que fiquei arrepiada com tudo que vi. Estar ali, num local que antigamente abrigava detentos, me fez ficar arrepiada, e não só eu, todos que participaram de uma coletiva de imprensa sobre a demolição do local, ficaram também... Vamos lá!

 Ps: as fotos desse post foram feitar por mim.

História

O prédio da cadeia pública de Araras localizada na rua Antonio Alfredo Mathiensen, região central,  foi inaugurado em 2008 e desativado em setembro de 2009, quando foi interditada por falta de estrutura. Na época uma Juíza declarou que o local era considerado "desumano" e oferecia risco de morte aos detentos, por apresentar fios da rede elétrica desencapados dentro das celas, além de outros problemas.
A cadeia, que durante 50 anos abrigou detentos em pleno Centro da cidade, foi desativada também por superlotação e contou com várias rebeliões e fugas, inclusive mortes.
O prédio da cadeia foi desativado com a determinação judicial para o município construir uma cela de triagem. Foi o que aconteceu, já no governo Brambilla, a partir de 2009, a construção dessa cela na nova Delegacia, a um custo de R$ 180.220,97 com recursos da Prefeitura.
As celas de triagem contavam com capacidade para atender, regularmente, 20 pessoas, e abrigavam presos transitórios que, posteriormente, foram encaminhados para a penitenciária de Itirapina/SP. As celas abrigavam ainda menores que aguardavam transferência para alguma unidade da Fundação Casa (antiga Febem). As mulheres foram encaminhadas para a cadeia de Leme.
Portanto, essa cela de triagem passou a ser utilizada somente para presos provisórios e a cadeia nunca mais recebeu detentos.
Atualmente
Na última sexta-feira, dia 9 de maio de 2014, o Prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla realizou uma coletiva de imprensa para anunciar a demolição do prédio.  O local foi doado pelo Governo do Estado à administração municipal no dia 4 de fevereiro, após publicação do decreto no Diário Oficial. Nas últimas semanas, materiais que pertenciam à Polícia Civil e continuavam no local foram retirados e a Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais realizou a limpeza geral do espaço, desativado desde 2009.
O próximo passo, segundo o prefeito Nelson Dimas Brambilla, será a demolição do prédio e a realização de estudos para o aproveitamento do terreno. Um dos projetos propostos pela Prefeitura é implantar a Casa da Cidadania no local, espaço que concentraria quatro órgãos da administração: o Conselho Tutelar, a Casa dos Conselhos, que funcionam na rua Benjamin Constant e o Fuss (Fundo Social de Solidariedade), localizado atualmente no prédio “Antonio Quicha Lotto”, região central. O projeto ainda segue sob análise da administração.

Sensações

Estar em um lugar como aquele traz inúmeras sensações diferentes para quem tem sensibilidade espiritual. Ler as frases, textos e observar os desenhos nas paredes realmente foi uma experiencia bacana. Lendo, você consegue sentir também o que eles sentiam lá dentro, a vontade de ver a família, amigos, sair, viajar, mudar de vida ou continuar, alguns com pensamento de vingança . Frases da bíblia, frases de filmes, enfim, observem bem as pichações e tentem sentir o que eles sentiram.


Corredor das celas 


Interior de uma das celas


Banheiro das celas 


Entrada do banheiro da cela com um desenho, possivelmente de Che Guevara -  foi um dos ideólogos e comandantes que lideraram a Revolução Cubana (1953- 1959)  que levou a um novo regime político em Cuba. Ele participou desde então, até 1965, da reorganização do Estado cubano, desempenhando vários altos cargos da sua administração e de seu governo, principalmente na área econômica, como presidente do Banco Nacional e como Ministro da Indústria, e também na área diplomática, encarregado de várias missões internacionais.



Pichação do PJL - que significa "Paz, Justiça e Liberdade"- 



Desenho feito dentro de uma cela provisória





O escrito "Oz"no desenho, provavelmente representa a musica do Racionais - O mágico de OZ - que fala sobre criminalidade, liberdade e o desejo do cara de ser ouvido por Deus - Escutem CLICANDO AQUI






 " Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. "





Carta colada na parede de entrada de uma das celas



Por : Gabriela Grigoletto 
* com informações da Secretaria de Comunicação do Município de Araras ; Jornal Opinião e Jornal Tribuna do Povo. * 


0 comentários:

Postar um comentário