Nova parceria : O mundo dos jogos está de volta !

Olá leitores, sem enrolação já vou pular para a novidade do blog: temos um novo parceiro que vai escrever sobre jogos, é isso mesmo, o Vitor Franco ! Jogos rpg, video game, etc, etc. O mundo dos jogos está de volta! 



Vitor : Falae galera tudo na paz?
Bora entrar em um dos assuntos mais polêmicos das internets brasileiras do mundo intergaláctico.

Sabemos que quando falamos em MOBA (“Multiplayer Online Battle Arena” ou “Arena de Batalha Online Multiplayer”), os dois mais jogados atualmente são LoL (League of Legends) e DotA (Defense of the Ancients) e muita polêmica se faz quando os dois são comparados.


• Qual é o mais jogado ?

Segundo informações do grupo de pesquisa de mercado DFC, o jogo que tem players no primeiro trimestre de 2014 é o DotA2.
Mas como tudo na vida tem um porém, a pesquisa da DFC foi questionada pela Riot Games, onde a Riot mostra dados que dizem que o pico de League of Legends foi de 5 milhões de jogadores simultâneos, sendo que no DotA2 o máximo registrado pela Steam foi de 325mil usuários simultâneos. David Cole responsável pela pesquisa, esclareceu o mal entendido e disse que os dados que a DFC coleta, estão somente na América do Norte e Europa.
"Nós temos um serviço que faz o tracking de jogos de PC. 'League of Legends' sempre esteve no topo por uma grande margem, uma ordem de magnitude. A única vez que um jogo chegou perto dessa margem foi 'Diablo III', mas por apenas um curto período. 'Dota 2' mostrou um grande salto de uso, o primeiro produto que destacou por muito tempo.
A verdade é que, globalmente ['League of Legends'] ainda é muito maior, porque nós não analisamos a Ásia e muitos dos pequenos mercados que a Riot penetrou. 

Então que fique registrado que realmente na América do Norte e na Europa DotA2 atualmente está sendo o mais jogado, mas mundialmente League of Legends ainda é muito superior.


 • Qual tem o melhor gráfico?

Até por ser um jogo mais recente, e infelizmente para os jogadores de League of Legends que odeiam admitir isso, o DotA2 tem uma vantagem gráfica! Seus personagens são mais detalhados, cenário com uma quantidade maior de efeitos, níveis de terrenos melhor, além de que no DotA2 o personagem meche a boca quando fala uHAuHAuHU. O DotA2 tem um apelo mais voltado para o público adulto, e o League of Legends mais voltado para o público adolescente isso devido a comparação de cores usadas em ambos os games, onde detectamos claramente que o DotA2 tem um aspecto mais “Dark” e o League of Legends, um aspecto mais colorido.
Sabemos que se o jogo for divertido ou for de maior agrado ao estilo de jogo do player, não é a diferença entre os gráficos que irá fazer com que ele migre de um jogo para o outro. E que gosto é igual C* cada um tem o seu. Afinal até hoje tem gente que ainda joga tíbia e diz que o motivo é o gráfico HU3.



• Jogabilidade

Outro quesito muito polêmico entre os players, mas todos sabemos ambos tem criadores que saíram da primeira equipe do DotA1, o que faz com que os dois se pareçam muito.
Os dois também tem habilidades de heróis e champions muito parecidos, a grande diferença que eu vejo entre um e outro nesse quesito, é que no DotA2 o jogo na maioria das vezes se estende por um período maior de tempo do que os jogos do League of Legends, devido às suas team fights (lutas que envolvem todos os jogadores ou maioria de ambos os times) que demoram mais para acontecer.
A curva de aprendizado no League of Legends é menor, o que não diz que o jogo seja pior por isso, na verdade é até um ponto positivo e que ajuda a trazer novos players para o jogo.



 • Heróis e Campeões

Atualmente League of Legends está com um maior número de Campeões em relação aos Heróis do DotA2, muitos dizem que isso é devido aos Riot Points (Pontos comprados com dinheiro real), pois no League of Legends você pode adquirir os campeões através de Riot Points mas também pode comprar com Influence Points que são pontos adquiridos conforme o player joga suas partidas, já no DotA2 o player não precisa adquirir os heróis, todos estão disponíveis logo na sua primeira partida.




• Customização de Personagens

Todos temos aquele personagem com o qual mais nos identificamos e em ambos os MOBAs não é diferente, no League of Legends temos as famosas Skins para os personagens e no DotA2 temos os sets, compostos por diversos intens.

As skins podem somente ser obtidas através de Riot Points (pagos com dinheiro real) já no DotA2, ao final de toda partida o player tem uma chance de adquirir itens.
Lembrando que nem a skin do League of Legends ou o set do DotA2 não influenciam nos pontos de estatística dos personagens ou seja, não importa o set ou skins que o player user ele nunca terá vantagem sobre outro player sem nenhum set ou skin.



• E finalmente qual o melhor ?

Como já dito anteriormente, cada player tem o seu gosto e o seu estilo de jogo preferido.
Cada um dos jogos tem seus pontos fortes e fracos, o que faz esta disputa muito equilibrada.
Levando em conta os anos que tenho em ambos MOBAs eu fico com o League of Legends pela afinidade com o modo de batalha e pelo fato de que a partida seja mais rápida.






0 comentários:

Postar um comentário