Clichês da noite natalina

Esse é um texto que fiz e foi publicado pela revista Autêntica Regional de Iracemápolis (https://www.facebook.com/revista.autentica ) 

Por Gabriela Grigoletto

Dia 25 de dezembro está chegando , é comemorado o Natal. Aquele dia que a maioria só gosta, porque tem uma árvore enfeitada com várias caixas e sacolas de presentes aguardando o destinatário. Tem a revelação do amigo secreto também, que você dá uma iphone 6 para seu amigo oculto e recebe um par de meias brancas, claro, tão justo e típico.
Mas nunca podemos esquecer do Nascimento de Jesus, esse é o principal significado dessa data.
Mas vamos falar sobre a ceia de natal, aquela do dia 24 para o dia 25.  Acredito que na maioria das famílias a cena é igual ou semelhante, aquela reunião de parentes que vem até de outro planeta para a festividade. No natal a gente acaba até descobrindo que tem primos que moram em outro país.
 Nessa festa é típico sua tia perguntar aos solteiros, das suas  namoradinhas/namoradinhos, clichê. Tem o tio chato, aquele que faz as piadas mais sem graça do universo, que enche a cara , joga azeitona em baixo da mesa das mulheres gritando " - Olha a barata". Todo mundo tem aquela tio, que na hora da sobremesa questiona: “É pavê ou pra comer?". Tem a tia religiosa que faz milhares de orações antes de degustar o prato, invoca até o Buda para abençoar a comida. Tem o tio avô que dorme no sofá antes da ceia, assistindo o Especial da Globo. Têm os primos pequenos que correm de um lado para o outro, derrubam tudo que estiver pela frente, sem falar na parte em que eles correm atrás do cachorro, que pula na mesa, rouba uma fatia de peru e derruba o tio bêbado com uma garrafa de cerveja, na tentativa de fugir dos moleques. Tem a prima mimadinha que chora ao abrir o presente e percebe que tem uma Barbie Princesa do Reino encantado do castelo cor-de-rosa e não uma  Monster Hight. Têm os homens que se reúnem para falar de futebol e zoam o time do outro, fazendo aquelas piadinhas de sempre. Têm os tios que bebem tanto que começam a dançar mesmo não tendo música. Tem sempre a tia briguenta, que começa a causar uma discussão, porque não tem maionese suficiente e tudo sobra para ela fazer.  Tem a outra tia que toma duas taças de vinho e jura que está super bêbada...Ahhh...o Natal! Como  gosto do natal, como  gosto dessa reunião de alegrias e palhaçadas, das tragédias familiares e daquele aglomerado de parentes que só fui conhecer depois dos meus 20 anos.





E não é ironia não, eu realmente adoro o natal. A cidade fica cheia de vida, de enfeites, luzes coloridas, parece até que o ar tem um cheiro de natal. As crianças invadem as lojas de brinquedos procurando as tendências do século 21, que na verdade acredito que a loja de brinquedos da criançada de hoje em dia é a Apple. Crianças de 6 anos saindo com um novo ipad, iphone, tablet ou um ipod. Tudo mudou, o que não muda é a alegria natalina. Desejo a todos uma ceia com muita paz, amor, diversão e prosperidade. Que Deus ilumine a vida da sua família e que Ele te de paciência para aturar o tio do "Pavê ou pra comer" você vai precisar...

0 comentários:

Postar um comentário