Cronica: Crie porcos, pelo menos você terá bacon

A frase mais clichê do Universo é "Não crie expectativas", e é exatamente sobre esse assunto que quero abordar hoje.

O mal do ser humano é idealizar situações, pessoas e momentos que na verdade não acontecem, e por mais que até o Papa anuncie para não criarmos expectativas, é automático da nossa mente desenvolver aquele desejo por algo que provavelmente (e na maioria das vezes) não vai rolar.

Pelos 20 anos (poucos) vividos, as experiencias que tenho com relação a isso, é possivelmente o tipo de experiencia que a maioria teve/tem e terá. Você cria uma expectativa tão grande sobre uma pessoa e é decepcionado pela realidade. Ou , você cria uma expectativa tão grande sobre um momento do futuro, que quando chega, você pensa "porra, era só isso então?". 

Podem acreditar que é verdade! Quando somos mais novos e temos uma excursão do colégio para ir, por exemplo, sempre imaginamos que vai ser trifoda, imaginamos ceninhas de passeios, de novos colegas e blabla, quando chega o tão esperado dia, acontece tudo ao contrário ou diferente do que você idealizou. A expectativa nasce com a gente e vem crescendo desde pequenos.

[Rosie Tupper by Jamie Beck] | Portraiture

Há vários tipos de expectativas. Relacionadas as pessoas, lugares, viagens, momentos, compras, empregos, etc. Mas dentre todos os âmbitos, o pior é a expectativa direcionada a pessoa.

As vezes, ou , na maioria das vezes, imaginamos que a pessoa vai fazer tal coisa por nós, que ela é x, que ela gosta de Y e quando você realmente a conhece, a pessoa é Y e gosta de X e não fez nadica de nada do que você gostaria que ela fizesse por você. Então a questão é "Como faremos para NÃO criarmos expectativas?". A resposta é bem clichê e realista "Não tem como não criar", como mencionado lá em cima, é automático. Mas, ( como sempre tem os "mas da vida") nós podemos controlar isso. Simplesmente quando for idealizar uma expectativa, lembre-se de pensar em outra coisa. Uma alternativa que funciona comigo é ouvir musica bem alto ou ler. Para você, pode funcionar também! 


... | via Tumblr

O outro problema de criar expectativa é que ninguém é igual a ninguém. Ninguém  vai fazer aquilo que você quer que a pessoa faça, porque ela tem um gênio diferente do seu, e talvez o que você pensou, não é o que ela faria, e aí surgem as decepções, mas essas decepções não provam que a outra pessoa está errada, e sim que ela não agiu de acordo com as expectativas. Deu para entender?

Resumindo, não tem como controlar a mania de criar esperanças sobre determinada situação ou pessoa, mas podemos controlar a mania de PENSAR sobre isso, distraindo a mente e adestrando para que não realize mais esse tipo de ação. A nossa mente é como um cachorro filhote, se ensinarmos todos os dias o mesmo comando, ela vai obedecer. Lembre-se : Você controla sua mente! Ela não controla você!.



Por: Uma bruta criadora de expectativas , GG.



0 comentários:

Postar um comentário